Cardápio para Bariatricados
A alimentação após a cirurgia bariátrica geralmente volta ao normal, cerca de 2 meses depois da cirurgia, podendo comer arroz, feijão ou salada por exemplo, mas como o estômago fica menor o paciente fica satisfeito comendo menos e, é por isso que, normalmente, se emagrece rápido.
A dieta após cirurgia bariátrica, como bypass ou sleeve por exemplo, inicia no dia da cirurgia e deve ser adaptada e orientada por um nutricionista que faz um cardápio adequado ao paciente para não provocar dor, desconforto no estômago ou vômitos. Além disso, o médico indica também quais os suplementos indicados para evitar queda de cabelo e enfraquecimento das unhas.
Dieta líquida após cirurgia bariátrica
A dieta líquida que é feita após uma cirurgia para emagrecer é a dieta feita durante 1 semana após a cirurgia e, os alimentos só podem ser consumidos na forma líquida em pequenos volumes, cerca de 100 a 150 ml, fazendo-se cerca de 6 a 8 refeições por dia, com um intervalo de 2 horas entre as refeições. Os alimentos têm que ser ingeridos lentamente, podendo demorar até 40 minutos.
Os alimentos permitidos após a cirurgia bariátrica na primeira fase são chás, suco de fruta e legumes naturais, bebida de soja, água de coco, caldos caseiros de carne, frango, peixe ou legumes. É também importante beber água ao longo do dia, em pequenas quantidades, e tomar os suplementos prescritos pelo médico.
Dieta pastosa após cirurgia bariátrica
Essa fase dura cerca de 15 dias a 1 mês e, o paciente tem que mastigar bem os alimentos e comer pequenas quantidades.
Os alimentos permitidos nessa fase são cremes de legumes, mingaus, purês de frutas cozidas ou cruas, purês de leguminosas, purês de proteínas, vitaminas de frutas com suco de soja ou com água.
Alimentos permitidos na dieta pastosa
Os alimentos permitidos na dieta pastosa são cereais, frutas e legumes sem casca, ovo, peixe ou carne de aves que possam ser transformados em purê, liquidificados ou amassados, como:
- Mingaus de amido de milho, aveia ou creme de arroz.
- Purê de batata, batata doce, cenoura ou suco de hortaliças.
- Todas as frutas na forma de purê, sem pele ou suco de frutas.
- Leite, milkshake, achocolatados, iogurte batido, pudim, queijos cottage ou ricota amassados.
- Carnes, peixes e aves na forma de purê, sem pele. Ovos mexidos moles ou pochê, na forma de purê. Gemada.
- Gelatina, sorvetes, geleia, mel, açúcar, xaropes. Margarina, manteiga, creme de leite.
A dieta pastosa é mais atraente e melhor tolerada quando os alimentos são transformados na consistência pastosa separadamente, em vez de todos misturados juntos.
Alimentos proibidos na dieta pastosa
Os alimentos proibidos na dieta pastosa são alimentos duros, crocantes, secos, como frutas secas, coco ou biscoitos, por exemplo, assim como alimentos de difícil digestão, como alimentos empanados, fritos ou embutidos.
Iogurte com pedaços de frutas, frutas com polpas, hortaliças folhosas cruas e alimentos com sementes também não são aconselhados.
Cardápio da dieta pastosa
O cardápio da dieta pastosa tem 6 refeições diárias. Segue ;um exemplo:
- Café da manhã - Papa de leite com pão sem casca.
- Colação - Banana amassada.
- Almoço - Purê de carne moída com purê de batata e purê de abóbora. Para sobremesa, pera madura amassada.
- Lanche - Vitamina de Maracujá.
- Jantar - Ovos mexidos com purê de arroz e purê de cenoura. Purê de maçã para sobremesa.
- Ceia - Mingau de aveia.
A dieta pastosa deve ser acompanhada por um profissional de saúde, como o nutricionista.
Receita de pudim de pão para dieta pastosa
Essa receita de pudim de pão é uma receita simples e completa que pode ser utilizada ao lanche, por exemplo.
Ingredientes
- 1 colher de chá rasa de canela em pó,
- 1 colher de sobremesa de açúcar (6 g),
- 1 pitada de sal,
- 1 fatia de pão de forma picado,
- Meia xícara de leite,
- 1 ovo batido levemente,
- 2 gotas de essência de baunilha.
Modo de preparo
Misturar a canela e o açúcar. Untar uma forma pequena com um pouco de margarina. Salpicar a mistura de canela e açúcar no fundo da forma. Em outro recipiente, misturar o leite com o ovo, a baunilha e o sal. Em seguida, despejar a mistura sobre o pão picado, misturando bem. Colocar essa mistura na forma e levar ao forno em banho-maria por, aproximadamente, 30 minutos ou até que um palito saia limpo do centro do pudim.
Dieta após 1 mês da cirurgia bariátrica
A dieta após 30 dias da cirurgia já pode ter alimentos sólidos, mas têm que ser muito bem mastigados e consumidos em pequenas quantidades ao longo de 6 refeições diárias, podendo-se usar um prato de sobremesa para comer pequenas quantidades em cada refeição. Os líquidos só devem ser ingeridos entre as refeições, sendo importante beber pelo menos 2L de água por dia para prevenir a desidratação.
A partir dessa fase o paciente pode comer frutas, legumes, cereais integrais, leite e derivados, carne, peixe, ovo, massa, arroz, batata, cereais integrais e sementes em pequenas quantidades e de acordo com a sua tolerância.
A alimentação é importante antes e depois da cirurgia bariátrica porque se o paciente não fizer uma boa preparação alimentar antes da cirurgia vai ter dificuldades em se adaptar à nova dieta após a cirurgia.
O que não pode comer após a cirurgia Bariátrica
Nos primeiros 3 meses após a cirurgia de redução do estômago, devem ser evitados alimentos como:
- Café, chá mate, chá verde;
- Pimenta, condimentos químicos, como Knor, Sazon, mostarda, ketchup ou molho inglês;
- Sucos industrializados em pó, refrigerantes, assim como água gaseificada;
- Chocolate, balas, chicletes e doces em geral;
- Frituras;
- Bebida alcoólica.
Além disso alimentos como mousse de chocolate, leite condensado ou sorvete são muito calóricos devem ser evitados, e mesmo consumidos em pequenas quantidades podem fazer engordar novamente.
Cardápio de dieta após cirurgia bariátrica
Segue-se um exemplo de um cardápio depois de uma cirurgia para emagrecer.
Refeições |
Dieta Liquida
1 semana
|
Dieta Pastosa
1 mês
|
Dieta Branda
durante 3 meses
|
Café da manhã | 150 ml de chá de erva | 150 ml de mingau de milho | 1/4 de copo de leite desnatado com 1 fatia de pão torrado e 1 fatia de queijo |
Lanche | 150 ml de suco de laranja diluído e coado | 150 ml de suco de mamão coado | 1 fruta pequena |
Almoço | 150 ml de caldo de carne e hortaliças liquificadas | 150 ml de sopa de frango liquificado | 1 colher de sopa de cenoura esmagada, 1 colher de sopa de carne moída e 1 colher de sopa de arroz |
Lanche | 1 gelatina liquida | 150 ml de vitamina de maça com leite desnatado pobre em lactose | 100 ml de chá e 1 pão torrado |
Jantar | 150 ml de caldo de frango e hortaliças batidas com o liquificador | 150 ml de sopa de peixe e hortaliça liquificada e coada | Frango esfiado com 2 colheres de sopa de purê de batata e 2 colheres de sopa de creme de baunilha |
Ceia | 150 ml de chá de casca de laranja | 150 ml de leite desnatado e pobre em lactose | 80 ml de chá com 1 craker |
Na dieta liquida e pastosa deve-se beber 50 ml a cada 30 minutos até ingerir 150 ml e a dieta branda não deve conter alimentos açucarados porque não são bem tolerados e pode causar desconforto abdominal.
fonte: http://www.tuasaude.com/