cardápio para bariatricados

Sugestões para Dieta pastosa pós Gastroplastia!!

08:53




O SEGREDO É A MASTIGAÇÃO:

Você deve mastigar , mastigar e mastigar ainda mais!
Se engolir os alimentos sem mastigar bem, você pode bloquear a pequena saída de seu estômago. Isso pode causar dor, desconforto, náuseas e vômitos. Seu estômago pode até mesmo dilatar. Lembre-se sempre do seguinte:
*Leve 30 a 45 minutos para fazer cada refeição.
*Não “pule” refeições. Quando não faz uma refeição, você fica com muita fome na próxima.Com isso, você perde o controle e acaba comendo muito rápido e se esquece de mastigar bem os alimentos.
*Use talheres e pratos pequenos, como uma colher de chá ou sobremesa. Isso o ajuda a comer quantidades menores de alimentos de cada vez, e diminuir a velocidade de sua refeição.


Não beba líquidos junto às refeições. Isso pode causar vômitos e dilatar o seu estômago.
Sempre beba líquidos entre as refeições.Espere passar 30 a 45 minutos após uma refeição antes de beber qualquer líquido.
Beba os líquidos lentamente. Deixe-os ficar em sua boca por algum tempo antes de engolir.

Primeiramente não se apavore, você tem como sobreviver por um curto período 10-15 dias da dieta ou as vezes por um período um pouco mais longo. Basta apenas se organizar e estruturar um cardápio.

Siga algumas dicas:
Faça um cardápio semanal e adquira suas compras no fim de semana com produtos de preferência orgânicos como recomenda o Guia Alimentar Brasileiro 2014;
Monte sua refeição com os 3 grupos alimentares: proteínas, carboidratos e vegetais(Quadro 1). Exemplo: 1 proteína (frango) + 1 carboidrato (arroz) + vegetal (cenoura) lembrando que todos os ingredientes na consistência pastosa;
Procure variar nas cores do seu prato;
Teste o sabor de cada prato, ajuste os temperos.




INFORMAÇÃO IMPORTANTE: A consistência da dieta pastosa é abrandada pela cocção, com alimentos moídos, liquidificados em formas de purê, papa ou creme. O fracionamento recomendado é de 5 -6 refeições diárias (desjejum, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). A quantidade de macronutrientes: normoglicídica, normoproteica, normolipídica.

VALE A PENA: Teste sempre os sabores dos alimentos. Adicione manjericão para dar mais sabor ao purê de frango ou noz moscada para dar sabor ao purê de cenoura ou outra erva ou tempero delicado que tiver na cozinha. Tudo isso vale a pena para deixar a comida com mais sabor. E, não menos importante lembre-se de montar o prato de uma maneira charmosa. Se tiver uma forma de empadinha enforme o arroz ou o frango que for servir. 

Deve-se dar preferência aos alimentos mais nutritivos, pois o volume tolerado é cerca de 1 a 2 colheres de sopa de cada alimento, conseguindo atingir em uma refeição cerca de 120 a 150 g de alimento.

NÃO ESQUEÇA:a capacidade do estomago no começo é de 50 ml chegando a 70 ml com 3 a 6 meses de cirurgia.


Ë fundamental tomar atitudes que lhe proporcionem conforto e bem estar durante a alimentação:


Coma lentamente, mastigando de 20 a 30 vezes cada porção do alimento de acordo com a consistência do alimento.

Evite beber rápido ou se deitar logo após as refeições para evitar vômitos.

Beba água, água de coco ou outro liquido aos goles, devagar e sempre nos intervalos das refeições, cerca de 30 minutos antes ou depois das refeições, nunca durante.

Evite alimentos ricos em gorduras tipo: frituras, maioneses, laticínios feito com leite integral (manteiga, creme de leite, queijos gordos e etc) gemadas, queijos gordos, carnes e derivados gordos e etc.

Tome diariamente o suplemento protéico indicado pela nutricionista.

Evite passar mais de 03 horas sem alimentar, pois isso pode causar desconforto e provocar dores pelo acumulo de gases.

Procure observar (escreva ou mentalize ) os alimentos que vc não tolera bem.


1º Com relação as carnes e derivados:


Alguns operados relatam que os alimentos abaixo são com freqüência poucos tolerados.


Pratos feitos com carnes duras, principalmente vermelha: experimente usar carne moída magra para preparar hambúrguer, bolinhos, ou almôndega, caseiros sem gordura.

Adicione ao macarrão ou recheio panqueca e tortas feitas com purê de batata ou aipim.Prepare risotos e sopas, são bem tolerados.

A melhor maneira de consumir as carnes, mesmo o peixe que é mais fácil e rápida digestão: cozinhando, grelhado ou assando de forno ou brasa, mas deixando ficar em consistência macia e suculenta.

Em seguida, desfie bem miúdo (cerca de 01 cm) e sirva com um molho caseiro ou com caldo de feijão temperado sem pimenta do reino e outros condimentos fortes: cominho, tempero para feijão, caldo de carne (pó/cubo), Sazon e tempero completo.


VITAMINA DE FRUTAS

Ingredientes:
Leite (Vitamina B e D)
1 cc de aveia fina (Vitamina B)
Mamão (Vitamina A)
Morango (Vitamina C)
Adoçante

Modo de Preparo:
Bater tudo no liquidificador e coar em uma peneira fina.
Ideal é consumir na mesma hora para manter os nutrientes.

SUCO ANTIANÊMICO

Ingredientes:
Abacaxi
Folhas de Couve
Adoçante

Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e colocar para gelar.
Recomendo tomar nos intervalos das refeições.



REFERÊNCIAS
HOSPITAL SAMARITANO SÃO PAULO. Divisão de Nutrição e dietética. Manual ilustrado de dietas para a prática clínica. Samaritano, 2010. 235 p.
SILVA, S. C.; MARTINEZ, S. Cardápio: Guia Prático para a elaboração. 3. ed. São Paulo: Roca, 2014. 427 p.
SILVA, S. C.; PEREIRA, J. D. Tratado de alimentação nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2010. 1256 p.



LEIA TAMBÉM:

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.