depois da bariátrica

O primeiro PLATÔ a gente nunca esquece!!

02:47


Emagreci 8 quilos nas primeiras duas semanas e agora faz uma semana que não saio dos 88!!!!

Quando começamos uma dieta, eliminar os primeiros quilos é relativamente fácil, mas, depois, muitas vezes a balança estaciona. Este fenômeno é conhecido como efeito platô. Veja como driblá-lo para voltar a perder peso:


Efeito platô ocorre após oferta calórica muito baixa

Mecanismo é uma proteção do corpo contra perda calórica intensa e prejudica o emagrecimento.

O efeito platô pode ser explicado pelas alterações naturais do corpo em detrimento à baixa oferta calórica. Quando a oferta alimentar é muito aquém das necessidades do corpo humano, ele se arma de mecanismos que protegem seus estoques, evitando a queima calórica e reduzindo seu trabalho metabólico. É como se corpo estivesse se protegendo da desnutrição. A resposta imediata é o fim do emagrecimento .
Além disso, sempre que se promove um rápido emagrecimento, a composição do peso perdido é, em sua maioria, massa muscular e água. O músculo é o maior responsável pelo trabalho metabólico e queima calórica do corpo humano e quando há diminuição de massa magra naturalmente a queima calórica de um corpo cai, reduzindo assim sua necessidade alimentar

 Acredita-se que seja uma defesa do organismo para sobrevivência, uma redução do metabolismo.

 O maior aliado à dieta e talvez o que tenha maior peso para derrubar o PLATÔ é o exercício físico, por promover maior consumo de calorias durante a prática esportiva e mudar a composição corporal do indivíduo.
Quando aliamos a dieta, o exercício de força e o exercício aeróbico garantimos a mudança da composição corporal, redução da gordura corporal - real emagrecimento e aumento da massa muscular e consequente aumento do gasto energético em repouso.

LEIA TAMBÉM:

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.